18 maio, 2013

Dicas para combater as estrias

Olá Sweeties,
Como vos tinha dito no facebook acho que o tema ESTRIAS era um bom tema para ser abordado aqui no blog visto que afecta imensas mulheres e homens.

O  que são as estrias?

"As estrias são lesões que surgem devido ao rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, a derme, que é composta por colagénio e elastina. Assim, a perda de elasticidade da pele causa o aparecimento das estrias"

Quanto à posição das estrias estas podem ser:

-Horizontais :são as estrias de crescimento aparecem sobretudo na zona do peito e das ancas e podem desaparecer com o crescimento.
- Verticais: surgem durante a gravidez, quando emagrecemos ou engordamos rapidamente, ou quando há grandes alterações hormonais. Precisam de tratamento.
Dicas importantes para prevenir as estrias:
-Utilizar um creme de prevenção composto por colagénio, vitamina E e elastina desde a adolescência (Aplicar todos os dias de manhã e à noite em movimentos circulares sobre zona afectada ou nas zonas possiveis de serem afectadas como prevenção);
- Beber muita água;
-Ter uma alimentação cuidada (para evitar mudanças bruscas de peso);
- Praticar exercício físico moderado.
Tratamentos para eliminar as estrias:
Existe de facto alguns tratamentos para eliminação das estrias mas tenham muito cuidado porque por vezes os tratamentos não são eficazes como dizem e muitas vezes estes custam muito dinheiro e no fim não se vê grandes resultados o melhor é mesmo pedirem opiniões de quem já fez ou até uma opinião médica(dermatologista).
Para além dos cremes existe um tratamento considerado eficaz que é o peeling, realizado durante oito semanas, contém alfa-hidroxiácidos e mesoterapia para estimular a produção de colagénio e recuperar as fibras de elastina. Estima-se que as lesões diminuam em 50%.Os tratamentos com laser também podem ajudar a diminuir a sua aparência.
Dicas caseiras
Há vários produtos naturais que ajudam a remover ou, pelo menos, a atenuar a aparência destas lesões. Os produtos anti-estrias nutrem e regeneram a área danificada, restaurando as células da pele.
Deve fazer uma exfoliação à pele em primeiro lugar, seguida de um dos produtos naturais:
Aloe Vera: anti-séptico natural que penetra com facilidade na pele e nos tecidos, hidratando e favorecendo a regeneração celular;
Manteiga de Karité: produto natural que fornece nutrientes essenciais para a pele e ajuda a reconstruir as suas fibras;
Aveia;
Óleo de abacate;
Óleo de amêndoas doces;
Baba de caracol: produto 100% natural rico em vitaminas e proteínas, também contém colágeno, elastina e antibióticos naturais, substâncias que nutrem a pele e ajudam a combater as bactérias normalmente presentes na pele;
Rosa Mosqueta: óleo com altos níveis de ácidos gordos essenciais, indicados nos processos de regeneração da pele e impedindo a formação de rugas.
Experimentem uma receita caseira com óleo de rosa mosqueta. Basta misturar uma colher de sopa de azeite, uma de óleo de rosa mosqueta, outra de óleo de gérmen de trigo e algumas de óleo de sândalo. Aplique a mistura diariamente na área afectada, fazendo uma massagem com movimentos circulares.
Recordem-se que as estrias mais resistentes são mais difíceis de eliminar na totalidade. É sempre fundamental recorrer à opinião de um dermatologista, que lhe recomendará o tratamento mais adequado ao seu caso.
Existem imensas dicas caseiras que podem ser feitas que posso ir divulgando se acharem necessário.
Este post apenas têm o mais importante a saber acerca das estrias.





Sem comentários:

Enviar um comentário